Tomás de Aquino: Questões Discutidas Sobre a Verdade Pergunta Oito Todas as verdades derivam da Verdade Primeira?
Introdução
• As
primeiras 7 perguntas são as seguintes:
• 1-
Que é a verdade?
• 2-
A verdade encontra-se primariamente na inteligência ou nas coisas?
• 3-
A verdade reside somente no intelecto sintetizante e analisante?
• 4-
Haverá uma só verdade, em virtude da qual todas as coisas são verdadeiras?
• 5-
Haverá alguma outra verdade eterna, além da verdade primeira?
• 6-
A verdade criada será imutável?
• 7-
A verdade se predica, em Deus, da essência ou das pessoas?
• As
respostas são as seguintes resumidamente:
• Primeira:
De fato tudo que é verdadeiro é o próprio ser, ou seja, a verdade e o ser
absoluto são correspondentes.
• Segunda:
A verdade encontra-se primariamente na inteligência à medida que está
relacionada à inteligência divina, caso não esteja na inteligência divina a
verdade deixa de ser o que é.
• Terceira:
A verdade reside em duas faculdades do intelecto humano: discernimento
(intelecto sintetizante e analisante) e no intelecto formulador de definições
(intelecto quidistante).
• Quarta: A verdade única é a verdade divina, que é a
Verdade Primeira, porque está acima das demais verdades porque é incriada.
• Quinta:
Só existe uma Verdade Primeira, já que só ela contempla a eternidade e
também seu conhecimento diz respeito a tudo.
• Sexta:
A verdade criada sempre será mutável, porque não é como a Verdade Primeira,
já que a criada está sujeita aos fatores de tempo e demais que a tornam finita,
diferente da Verdade Primeira que é eterna e imutável.
• Sétima:
a Verdade nunca é um princípio criador, mas um princípio derivado (se predica)
da essência de Deus.
• Portanto,
prosseguimos seguindo o comentário da argumentação da pergunta de hoje que é
esta: Todas as verdades derivam da Verdade Primeira?
• O
ESQUEMA ESCOLÁSTICO SEMPRE SEGUE A IDEIA DE:
• 1-
TESE
• 2-
CONTRATESE
• 3-
RESPOSTA A QUESTÃO ENUNCIADA
• 4-
RESPOSTA AOS ARGUMENTOS DA TESE.
• Convido também que quando lerem as
questões da Suma Teológica do mesmo autor o esquema é 1- Apresentação; 2-
Solução; 3- Respostas às objeções.
• Tudo
isso se chama dialética: que é o discurso que submete crenças ao processo da
prova, mediante ensaios e tentativas de traspassá-las por objeções. (CARVALHO,
2013, p. 30)
TESE: NÃO PARECERIA QUE TODAS AS VERDADES DERIVAM DA VERDADE
PRIMEIRA.
• É
verdadeiro que este homem comete fornicação. Ora, isto não procede da Verdade
Primeira. Logo, nem toda verdade deriva da Verdade Primeira. (1)
• Ao
argumento acima pode-se objetar, porém, que a verdade do sinal ou da
inteligência, em virtude da qual isto se denomina verdadeiro, procede de Deus,
não porém a verdade em virtude da qual se refere à coisa.
• A
isto se responde: além da Verdade Primeira não existe apenas a verdade do sinal
ou do intelecto, mas também a verdade da coisa. Portanto, se a verdade acima
(este homem comete fornicação) não procede de Deus no que se refere à coisa,
esta verdade da coisa não derivará de Deus, e assim segue a mesma conclusão,
isto é, que nem todas as verdades derivam de Deus. (2)
• O
que se destaca nestas afirmações são as seguintes distinções: 1- Verdade
Primeira: a própria essência de Deus manifestando o ser da verdade; 2- Verdade
do Sinal ou Intelecto: seria a capacidade de julgamento entre certo e errado;
3- Verdade da coisa: que seria o relacionamento sintático entre o homem
(sujeito) e o ato de fornicação (predicado).
• Portanto,
sendo Deus perfeito ele não pode ser o autor do ato de fornicação, ou seja, a
verdade da coisa está sem conexão com a Verdade Primeira, pois o caráter de
Deus reprova a fornicação.
• Assim,
nem todas as verdades derivam da Verdade Primeira.
CONTRATESE: PARECERIA QUE TODAS AS VERDADES PROCEDEM DA
VERDADE PRIMEIRA.
• 1.
A propósito da passagem da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios,
capítulo XII, versículo 3 ("Ninguém, falando sob ação divina, pode dizer:
'Jesus seja maldito', e ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor', senão sob a
ação do Espírito Santo"), afirma Ambrósio: "Tudo o que é verdadeiro,
por quem quer que seja dito. procede do Espírito Santo". (1)
• Além
disso, toda bondade criada procede da Primeira Bondade Incriada, que é Deus.
• Logo,
pela mesma razão toda verdade procede da Verdade Primeira, que é Deus. (2)
• 3.
Além disso, o conceito de verdade se efetiva na inteligência. Ora, toda
inteligência deriva de Deus. Logo, toda verdade deriva de Deus.(3)
• Estas
afirmações da Contratese exaltam a perfeição criadora de Deus. Já que para
louvar a Deus é preciso a própria ajuda de Deus, quando diz, que procede do
Espírito Santo ( a terceira pessoa da Trindade) o louvor a segunda pessoa
(Filho – Jesus Cristo).
• E
assim como a bondade é própria de Deus, portanto, sendo a verdade em todas as
suas formas tem como origem Deus, que é a Verdade Primeira (principalmente Deus
em Cristo).
RESPOSTA A QUESTÃO ENUNCIADA.
• Conforme
acima expusemos, nas coisas criadas a verdade se encontra tanto nas próprias
coisas como na inteligência. Nesta última, enquanto concorda com as coisas que
chega a conhecer; nas coisas, enquanto concordam com a inteligência divina, a
qual constitui a medida das mesmas, assim como a arte criadora humana é a
medida de todas as suas produções. De certo modo a verdade reside também nas
coisas criadas, enquanto têm aptidão para produzir uma compreensão verdadeira
no intelecto humano, o qual tem nas coisas a sua medida comensurante.
• Nesse
ponto cabe aqui entender que a Verdade só reside no intelecto humano enquanto
ela pode produzir uma compreensão verdadeira no pensamento humano, dessa forma,
também o pensamento humano só compreende devido às experiências da verdade das
coisas.
• Dizendo
na linguagem de hoje as capacidades cognitivas do ser humano só possuem relação
com a verdade na medida em que ela ( a Verdade) pode produzir conhecimento
verdadeiro.
• Como
resultado temos o seguinte: a verdade que se encontra nas coisas criadas não
pode compreender em si outra coisa senão o ser da respectiva coisa, e a sua
conformidade com o conhecimento, bem como a conformidade do conhecimento com as
coisas ou as privações das coisas. Tudo isto provém de Deus, uma vez que de
Deus deriva também a forma das coisas, através da qual subsiste a mencionada
conformidade concordância, como de Deus provém outrossim a própria verdade,
como o bem ou o valor que é próprio da inteligência, segundo se lê no livro VI
da Ética [de Aristóteles], isto é, que o valor de cada coisa consiste no seu
agir perfeito. (...) Assim, é na verdade que consiste o valor da inteligência.
Ora, já que todo o bem e toda forma procedem de Deus, deve-se afirmar sem reservas
que toda verdade tem a sua origem em Deus.
• Tomás
de Aquino faz uma citação de Aristóteles para provar que o agir perfeito de
Aristóteles que está ligado a perfeição do movimento, ou seja, o imóvel gerar
movimento no móvel, o que serve como argumento de Tomás de Aquino para
existência de Deus, que seria uma causa que não tem causa gerar todas as
coisas.
• Com
relação a verdade, Aquino, diz que a Verdade das coisas, de qualquer forma tem
sua origem em Deus (a Verdade Primeira) já que Deus dá forma a todas as coisas.
RESPOSTA AOS ARGUMENTOS DA TESE.
• Ao
argumentar-se assim — Tudo o que é verdadeiro procede de Deus; ora, é
verdadeiro que este homem comete fornicação — ocorre uma falácia, conforme se
deduz do que acabamos de expor. Com efeito, ao dizermos que a fornicação é
verdadeira, não afirmamos isto no sentido de que a imoralidade presente no ato
da fornicação estaria incluída no conceito da verdade. O verdadeiro, no caso,
designa apenas a conformidade deste ato com a inteligência. Por conseguinte, a
conclusão que segue do argumento não é "A fornicação deste homem procede
de Deus", mas "A verdade deste ato procede de Deus". (1)
• Conforme
se evidencia da nossa exposição precedente, a imoralidade e outras deficiências
não encerram a verdade do mesmo modo que as outras coisas. Por isso, embora a
verdade das deficiências proceda de Deus, disto não se infere que as
deficiências em si mesmas derivem de Deus. (2)
• Segundo
o Filósofo no livro VI da Metafísica a verdade não consiste na composição ou
combinação que reside nas coisas, mas na combinação operada pela inteligência.
(3)
• Sintetizando
esta resposta Tomás de Aquino ao usar o exemplo do Homem em ato de fornicação
como verdade. Diz enfim que toda a verdade em si é procedente de Deus. A frase:
Este homem está em fornicação como verdade é procedente de Deus, contudo
a imoralidade (deficiência) que é o ato de fornicação não tem procedência em
Deus.
• Assim
o escolástico diz que a verdade do ato de fornicação é uma constatação da
inteligência humana, e a inteligência humana é procedente de Deus.
• Conclusão:
Todas as verdades são procedentes da Verdade Primeira, porque são a
conformidade entre o fato e a inteligência. Pois a Verdade Primeira é fonte de
toda a atividade da inteligência humana. Mas a Verdade Primeira não é origem da
imoralidade. Já que Deus é prefeito e puro sem nenhum indício de imoralidade.
• Terminamos
assim: E assim, embora muitas sejam as essências ou as formas das coisas,
uma só é a verdade do intelecto divino, em virtude da qual se denominam
verdadeiras. (Suma Teológica Questão XVI Artigo VI)
IMPLICAÇÕES
• A
VERDADE PRIMEIRA APESAR DE SER ORIGEM DE
TODA A VERDADE ELA NÃO SE CONFUNDE COM ATOS IMORAIS DA HUMANIDADE.
• TUDO
QUE É BOM É DERIVADO DO PERFEITO, LOGO ESTE PERFEITO TRANSCENDE NOSSA
INTELIGÊNCIA, VOLTE-SE AO CRIADOR.
• NOSSA
INTELIGÊNCIA É PRIVILEGIADA, USE-A PARA CONSTRUIR COISAS QUE AJUDEM O PRÓXIMO,
POIS AO AJUDAR O PRÓXIMO EXPERIMENTAMOS A PERFEIÇÃO DE DEUS, E QUANDO
EXPERIMENTAMOS ISSO CUMPRIMOS A MISSÃO DE SERMOS VERDADEIRAMENTE FELIZES.
• AMATE
VERITATEM IN OMNI TEMPUS ET PACEM OMNIBUS PERSEQUATE.
• •Amai
vós a verdade em todo o tempo, e segui vós a paz com todos.
REFERÊNCIAS
• STO.
TOMÁS E DANTE Vida e Obra, São Paulo: Nova Cultural, 1988.
• —BATISTA,
William Memória da Ausência – os séculos de elaboração do discurso
sobre o mistério, Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.
• —GEISLER,
Norman & Paul D. Feinberg Introdução a Filosofia, uma perspectiva
cristã, Tradução: Gordon Chown, São Paulo Vida Nova, 1983.
• —GILSON,
Étienne Por que São Tomás Criticou Santo Agostinho?/ Avicena e o Ponto
de Partida de Duns Scotus, tradução: Tiago José Risi Leme. São Paulo:
Paulus, 2010.
• CARVALHO,
Aristóteles em Nova Perspectiva, 2013, Vide Editorial.
Comentários
Postar um comentário