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Jesus não somente morreu por nós, Ele viveu por nós

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    Temos de ver que a justiça de Cristo, que é transferida para nós é a justiça que alcançou por viver sob a Lei, durante seus 33 anos na Terra sem pecar. V iveu uma vida de obediência antes de Sua morte, que poderia significar qualquer coisa . Teve que adquirir, por vontade própria o mérito no tribunal de justiça do Criador. Sem a Sua vida de obediência sem pecado , a expiação de Jesus não teria valor algum . Precisamos ver a importância crucial dessa verdade; precisamos ver que Jesus não apenas morreu por nós, Ele viveu por nós. Os católicos romanos chamam a este conceito de uma ficção legal , e recuam com ele porque acreditam que lança uma sombra sobre a integridade de Deus , postulando que Deus declara ser apenas aplicado a determinadas pessoas este conceito de justiça . Em resposta, os reformadores admitiram que esse conceito seria uma ficção jurídica , se a imputação fosse ficção. Nesse caso, a visão protestante da justificação...

Oração na vida dos reformadores 2

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Apêndice:     Oração de Lutero:               Todo cântico é resultado da vida de oração do compositor, no caso de Lutero se aplica a máxima de Agostinho de Hipona: “Quem canta ora duas vezes”. Segue um cântico do culto da igreja luterana:                                                          Clemência dá-nos ó Senhor e graça sempiterna; de tua face o resplendor   nos mostre a vida eterna! Que assim possamos conhecer tua obra poderosa; aos ímpios vem a luz trazer, bendita, fulgurosa,   que a ti, Deus se convertam.   Assim te rendem gratidão os povos, jubilando. Em alegria...

Oração na vida dos reformadores 1

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“ Oração é a conversa da alma com Deus. Nela manifestamos ou expressamos diante Dele nossa reverência e nosso amor por sua divina perfeição, nossa gratidão por todas as suas mercês, nossa penitência [arrependimento] por nossos pecados, nossa esperança em seu amor perdoador, nossa submissão à sua autoridade, nossa confiança em seu cuidado, nossos anelos por seu favor e pelas bênçãos providenciais e espirituais e indispensáveis para nós e para os outros” –Charles Hodge.   1. Introdução:   O assunto deste texto é o ensino dos principais reformadores do século XVI: Martinho Lutero e João Calvino acerca da oração.   Martinho Lutero foi monge da ordem dos agostinianos nasceu em Eisleben provavelmente em 10 de novembro de 1483 na atual Alemanha. Era mestre em Artes, estudou Direito, doutor em Teologia com especialização em interpretação bíblica. Como resultado de sua busca pela certeza da salvação entre os anos de 1513 e 1517 encontrou res...

O pensamento evangelístico de George Whitefield 2

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Esta declaração [ sobre a Regeneração] mostra a preocupação de Whitefield, que era de seus ouvintes vivenciarem o novo nascimento, porque para ele o apenas estar batizado não significava que esta vida fosse regenerada pelo poder de Deus. [1] Daí a paixão dele de pregar a todas as pessoas e em diversas ocasiões.             E também ensinou a doutrina da  justificação pela fé : aqui ele segue o pensamento dos reformadores, mas também está em concordância com o ensino dos puritanos, quando fala que “todo o ser humano em particular precisa ser justificado por Cristo, e esta justificação só pode ser alcançada pela plena obediência e morte de Cristo em favor de nós”, [2] garantindo o perdão dos pecados ao pecador que crê na obra de Cristo.             Assim, Whitefield, como continuador da tradição puritana em seu trabalho de evangelização, teve em seu ministério a pr...

O pensamento evangelístico de George Whitefield 1

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Segundo Lloyd Jones, Whitefield “não tinha tempo para escrever sermões. Era um pregador extemporâneo”. [1] E ainda quando estava em situações difíceis, recorria à pregação de sermões puritanos. [2] Ainda que alguns tentassem imprimir seus sermões, Whitefield desencorajava quem quer que fosse, devido à quebra de regras gramaticais de sua língua ao escrevê-los, e ele mesmo considerar que a imprensa perde em não poder captar  “os trovões”, “relâmpagos” e o “arco-íris” do sermão. [3]             Mesmo assim, alguns de seus sermões foram impressos, e a partir deles é possível extrair as doutrinas que ele professava.             A doutrina da “Queda do Homem, do Pecado e do Seu Castigo” : [4] que Lloyd Jones chama a doutrina do “Pecado Original” [5] , que Whitefield enfatizou no sermão The Seed of the Woman, and the Seed of the Serpent , baseado em Gn 3.15; assim Whi...

Sobre George Whitefield 3

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E.Evans dá a impressão de Whitefield sobre a sua primeira pregação ao ar livre: O “gelo” foi quebrado em 17 de fevereiro de 1739, quando Whitefield pregou a uns duzentos carvoeiros em Kingswood, e foram estes seus alegres comentários: “Creio que nunca fui mais aceitável ao meu Mestre do que quando fiquei de pé nos campos abertos para ensinar aqueles ouvintes. Talvez alguns me censurem, mas se nisso eu fosse agradar aos homens, não seria o servo de Cristo.” Poucos meses mais tarde ele comentou em seu Jornal o que, na sua opinião, foi boa justificativa para aquela decisão de pregar ao ar livre: “No grande dia (do Juízo) milhares terão motivo para bendizer a Deus pela pregação no campo.” [1]             Suas qualidades como pregador o levaram a visitar as Treze Colônias num total de sete vezes. [2] Sua primeira visita, como foi mencionada acima, foi no ano de 1738 na Geórgia a convite dos irmãos Wesley que estavam ali, re...

Sobre George Whitefield 2

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George Whitefield nasceu em Gloucester, em 16 de dezembro de 1714, tendo como pai um estalajadeiro em uma família pobre, sendo que no ano de 1733 teve a oportunidade de ingressar na Universidade de Oxford. [1] Quando no ano de 1735 teve sua experiência de conversão, entrou no “Clube Santo” formado pelos irmãos Wesley (que só experimentaram o que Whitefield experimentou, a experiência de conversão, no ano de 1738). [2]             Depois desta experiência de conversão no mês de junho de 1736 foi ordenado como clérigo anglicano, e começou sua carreira de pregador itinerante, e famoso pela demonstração de “poder no púlpito”. [3]             E.Evans descreve o ambiente de Whitefield no ano de 1739: Enquanto isso na Inglaterra, em 26 de maio de 1739, George Whitefield pôde relatar um considerável progresso do reavivamento na área de Londres, como também que tinha encont...