Jesus não somente morreu por nós, Ele viveu por nós


 
 
Temos de ver que a justiça de Cristo, que é transferida para nós é a justiça que alcançou por viver sob a Lei, durante seus 33 anos na Terra sem pecar. Viveu uma vida de obediência antes de Sua morte, que poderia significar qualquer coisa. Teve que adquirir, por vontade própria o mérito no tribunal de justiça do Criador. Sem a Sua vida de obediência sem pecado, a expiação de Jesus não teria valor algum. Precisamos ver a importância crucial dessa verdade; precisamos ver que Jesus não apenas morreu por nós, Ele viveu por nós.
Os católicos romanos chamam a este conceito de uma ficção legal , e recuam com ele porque acreditam que lança uma sombra sobre a integridade de Deus , postulando que Deus declara ser apenas aplicado a determinadas pessoas este conceito de justiça . Em resposta, os reformadores admitiram que esse conceito seria uma ficção jurídica , se a imputação fosse ficção. Nesse caso, a visão protestante da justificação seria uma mentira . Mas o ponto do Evangelho é que " a imputação é verdadeira em Deus realmente porque lançou os nossos pecados em Cristo e realmente transferido a justiça de Cristo para nós”. Nós realmente possuímos a justiça de Jesus Cristo por imputação. Ele é o nosso Salvador , e não apenas porque morreu , mas porque viveu uma vida sem pecado antes de morrer , já que apenas o Filho de Deus poderia fazer isso.
Teólogos gostam de empregar expressões latinas , e uma das minhas favoritas é aquela que Martinho Lutero usou para captar este conceito. A essência de nossa salvação é encontrado nesta frase : Simul Justus et pecator . A palavra simul é a palavra da qual obtemos a palavra em português “simultânea” ; que significa simplesmente " ao mesmo tempo ". Justus é a palavra para " justo ". Nós todos sabemos o que significa et ; ouvimos nas famosas palavras de Júlio César na tragédia de Shakespeare : "Et tu , Brute ? " ( " Você também, Brutus ?") Et significa " também " ou " e ". Da palavra pecator temos tais palavras em português como pecadinho ( "um pouco de pecado " ) e impecável ( " sem pecado "); portanto pecator é simplesmente a palavra latina para " pecador". frase de Lutero. Então , Simul Justus et pecator , significa " Ao mesmo tempo justo e pecador".
Esta é a glória da doutrina protestante da justificação. A pessoa que está em Cristo é no mesmo instante um pecador e justo. Se pudesse ser apenas justificado por realmente apenas ser tido justo e não ter pecado em mim , eu nunca iria ver o reino de Deus. O ponto central do evangelho é que a cada minuto uma pessoa abraça Jesus Cristo , tudo o que Cristo fez é aplicada a essa pessoa. Tudo o que Ele é torna-se a nossa virtude, incluindo a Sua justiça. Lutero estava dizendo que no próprio instante em que eu creio, sou justo apenas em virtude da imputação da justiça de Cristo. É a justiça de Cristo que apenas me tornou justo . Sua morte substituiu minha punição e sua vida tem sido a certeza da minha recompensa. Assim, a minha justiça é completamente unida a Cristo.

No protestantismo , chamamos esta doutrina de justificação pela fé , pois de acordo com o Novo Testamento , o único meio pelo qual a justiça e o mérito de Cristo podem entrar em nossas contas e serem aplicadas a nós é pela fé. Não podemos ganhá-las. Não podemos merecer. Não podemos merecer isso. Só podemos confiar Nele e se apegar a ela, nossa justificação.
Traduzido de Robert C. Sproul de A verdade da cruz  do link: http://www.ligonier.org/blog/jesus-died-he-lived/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração na vida dos reformadores 1

Os Puritanos nas colônias inglesas da América do Norte no século XVII

Unicismo - nova forma da heresia sabeliana