Falando de Teologia - Parte 2



            Continuando, o artigo anterior sobre a Teologia e um sistema de doutrinas. Volto a falar agora da Teologia Sistemática como algo necessário, para isto uso as palavras de Charles Hodge: “Naturalmente pode se perguntar por que não tomar as verdades como Deus considerou próprio revelá-las, e então poupar-nos do trabalho de demonstrar sua relação e harmonia?”(2001, Hagnos, tradução: Valter Graciano Martins, pág. 1)

            A vista do falado o próprio Hodge afirma a necessidade de sistemas teológicos devido a natureza da mente humana, que não fica sistema com fatos, que se não forem devidamente harmonizados e organizados não constituem em matéria digna de ser chamada de verdade. Em outro momento, o teólogo também enuncia que esta sistematização torna as verdades bíblicas um tipo de conhecimento mais elevado, tal como os sistemas geográficos e astronômicos tem suas leis, a Bíblia explica seus princípios acerca de Deus e cabe o teólogo proclamar a harmonia da revelação divina. Terceiro, a sistematização é o melhor método para a defesa das verdades bíblicas (apologética), para que estas verdades sejam disseminadas com mais força nas mentes dos seres humanos. Quarto, é da vontade de Deus a tarefa de um sistema, porque assim como a natureza constitui a fonte de ciências como astronomia e química, a Bíblia é a fonte de todo sistema, pois são nossa autoridade e guia como cristãos evangélicos de linha reformada. (HODGE, 2001, pág.2)

            Como é então fazer um sistema? Deve-se fazê-lo entendo que as Escrituras contem todos os fatos da Teologia. Diz Hodge: “Por um lado, isso é perfeitamente consistente com a admissão de verdades intuitivas , tanto intelectuais, quanto morais devido à nossa como seres morais e racionais; e, por outro lado, com o poder controlador sobre nossas crenças exercido pelos ensinos interiores do Espírito, ou em outros termos, por nossa experiência religiosa. E isso por duas razões: Primeiro, toda verdade deve ser consistente. Deus não pode contradizer a si mesmo. (...) E segunda, todas as verdades ensinadas pela constituição de nossa natureza, ou pela experiência religiosa, são reconhecidas e autenticadas nas Escrituras”.(2001, página 11).

            Assim, dentro do meu entendimento como pastor, as Escrituras que são autenticadas como revelação de Deus pelo próprio Espírito Santo que é o autor das mesmas é a fonte do método teológico, que sempre será indutivo. Pois a Bíblia “contém todos os fatos ou verdades que formam o conteúdo da teologia, justamente como os fatos da natureza formam o conteúdo das ciências naturais. Presume-se também que a relação dos fatos bíblicos uns com os outros, os primeiros envolvidos neles, as leis que os determinam, está nos próprios fatos e deles é deduzida, da mesma forma que as leis da natureza se deduzem dos fatos da natureza.” (HODGE, 2001, página 12)

            Concluo com a fala do apóstolo Paulo acerca da obra do Espírito em revelar as verdades que estão nas Escrituras: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Co 2:10-16). Temos a mente de Cristo para que a Teologia apresente as verdades bíblicas tais como são, esta é a Fé evangélica de linha reformada que responde a seguinte pergunta: O que é verdadeiro para o coração renovado?

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