A prática evangelística de Brainerd no trabalho missionário 1

Agora, segue a experiência de Brainerd contada por ele sendo publicada por Jonathan Edwards (seu sogro):



Esta parte aborda o pensamento de Brainerd a partir de 1744, chegando ao período de maiores resultados de sua obra em 1745. A fonte aqui consultada é o seu diário publicado por Jonathan Edwards, como foi mencionado antes. O seu trabalho evangelístico se enquadra na perspectiva do trabalho missionário em outras culturas.[1]
            Uma doutrina que Brainerd cria piamente era a doutrina da providência de Deus, como ele testemunha em seu diário, no dia 14 de junho de 1744:

(...) Recebi alguma atenção especial da parte de amigos e admirei-me que Deus abrisse os olhos de alguns para tratar-me com bondade. Via a mim mesmo como sendo indigno de qualquer favor procedente de Deus ou de quaisquer de meus companheiros. Sofri muito com dor de cabeça. Entretanto, estava determinado a empreender minha viagem para Delaware à tarde. Mas, quando a tarde chegou, minha dor aumentou excessivamente, de modo que fui obrigado a ir para a cama.[2]


            Este evento demonstra a confiança de Brainerd em crer que Deus estava dirigindo todos os seus passos, apesar de já nesta época sentir muitas dores devido ao esforço em cumprir seus compromissos evangelísticos. E também ele sentia a necessidade de reconhecer que não merecia nada da parte de Deus e de ninguém, porém sua vocação era o motivo para prosseguir em seu trabalho.
            O missionário Brainerd acreditava que o sucesso de todo o seu trabalho dependia de Deus, então ele prosseguiu, mesmo em meio à dificuldade de não ser entendido pelos indígenas, e ainda por sua fraca saúde, como mencionado acima. Eis uma declaração do dia 24 de junho de 1744:


(...)Estou extremamente débil e quase não posso caminhar. Porém, visitei meus índios e muito esforcei-me por instruí-los. Trabalhei com alguns deles que antipatizavam muito com o cristianismo. Minha mente sentia-se sobrecarregada diante do peso da dificuldade de minha tarefa. Toda a minha esperança e dependência de sucesso pareciam estar em Deus, pois só Ele poderia tornar os índios dispostos a receber instrução. Meu coração voltou-se para a oração, enviando pedidos silenciosos a Deus, mesmo enquanto falava a eles. Oh, que eu sempre aja na força do Senhor![3]


            Esta situação descrita por Brainerd é a demonstração de conceito evangelístico teocêntrico, que ensina a soberania de Deus quanto aos resultados da evangelização, como diz R.B.Kuiper:


Às vezes os frutos da evangelização não são evidentes como o evangelista gostaria e esperaria que fossem, em suas orações a Deus. Pode parecer-lhe que está lavrando sobre rocha, e que nenhuma das sementes cai em boa terra. (...) Todavia, aquele que se empenha zelosamente em harmonizar sua mensagem e seu método com a Palavra de Deus (...) pode esperar resultados confiante em Deus.[4]


            A motivação para a confiança nos resultados do trabalho evangelístico estarem em Deus, é expressa na seguinte declaração feita pelo apóstolo Paulo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Co 15.58).
 



[1] NASCIMENTO FILHO, Antônio José do, O Papel da Ação Social na Evangelização e Missão na América Latina, p.12.
[2] EDWARDS, Jonathan. A Vida de David Brainerd, p.73.
[3] EDWARDS, Jonathan. A Vida de David Brainerd, p.73. 
[4] KUIPER, R.B. Evangelização Teocêntrica,p.181.

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