Tomás de Aquino: Questões Discutidas Sobre a Verdade- A verdade criada será imutável? - Pergunta 6
Recapitulando
As
primeiras 5 perguntas são as seguintes:
1-
Que é a verdade?
2-
A verdade encontra-se primariamente na inteligência ou nas coisas?
3-
A verdade reside somente no intelecto sintetizante e analisante?
4-
Haverá uma só verdade, em virtude da qual todas as coisas são verdadeiras?
5- Haverá alguma outra verdade eterna, além da verdade
primeira?
As
respostas são as seguintes resumidamente:
Primeira:
De fato tudo que é verdadeiro é o próprio ser, ou seja, a verdade e o ser
absoluto são correspondentes.
Segunda:
A verdade encontra-se primariamente na inteligência à medida que está
relacionada à inteligência divina, caso não esteja na inteligência divina a
verdade deixa de ser o que é.
Terceira:
A verdade reside em duas faculdades do intelecto humano: discernimento
(intelecto sintetizante e analisante) e no intelecto formulador de definições
(intelecto quidistante).
Quarta: A verdade única é a verdade divina, que é a
Verdade Primeira, porque está acima das demais verdades porque é incriada.
Quinta:
Só existe uma Verdade Primeira, já que só ela contempla a eternidade e
também seu conhecimento diz respeito a tudo.
Portanto,
prosseguimos seguindo o comentário da argumentação da pergunta de hoje que é
esta: A verdade criada será imutável?
O
esquema escolástico para esta pergunta é o Seguinte:
1º
TESE
2º
CONTRATESE
3º
RESPOSTA A QUESTÃO ENUNCIADA
4º
RESPOSTA AOS ARGUMENTOS DA TESE
Este
sistema tem como objetivo estabelecer bases racionais para o cristianismo e
conciliar fé e razão. (BATISTA, Memória da Ausência, 2011, p.77)
I
— TESE: PARECERIA QUE A VERDADE CRIADA É IMUTÁVEL.
Pode
ser destacado: Anselmo afirma no livro Sobre a Verdade: "Vejo que por
esta razão se demonstra que a verdade permanece imóvel". Ora, a razão alegada
versava sobre a verdade da significação, conforme aparece do acima exposto.
Logo, a verdade das proposições é imutável, e pela mesma razão o é também a
verdade da coisa criada. (1)
Além
disso, se a verdade da proposição é mutável, a alteração ocorre em grau máximo
ao alterar-se a coisa. Ora, alterando-se a coisa, a verdade da proposição
permanece. Logo, a verdade da proposição é imutável.
Demonstração
da premissa menor. A verdade, segundo Anselmo, consiste em "certa retidão,
enquanto cumpre o que recebeu na inteligência divina". Ora, a proposição
"Sócrates está sentado" recebeu na inteligência divina o significar
que Sócrates está sentado, significação esta que conserva também quando
Sócrates não está sentado. Logo, mesmo que Sócrates não esteja sentado,
permanece a verdade na proposição enunciada. Por conseguinte, a verdade contida
na mencionada proposição não se modifica, mesmo que a coisa como tal se altere.
(2)
Aqui
é encontrado a questão de que se temos uma frase: “proposição” que seja
verdadeira em algum momento, ainda que o objeto dela, no exemplo, Sócrates mude
seu estado, ainda assim permanece verdadeira, isto quer dizer, Sócrates está
sentado (é verdade), mas mesmo que fique depois em pé, a frase: Sócrates
está sentado, ainda é verdade.
Além
disso, se a verdade se alterasse, esta alteração não poderia ocorrer a não ser
que se modificassem as coisas nas quais a verdade reside, da mesma forma que só
se diz que as formas mudam ao se alterarem os sujeitos nas quais estas inerem.
Ora, a verdade não muda ao se modificarem as coisas verdadeiras, visto que,
mesmo desaparecendo as coisas verdadeiras, a verdade em si mesma permanece,
conforme demonstram Agostinho e Anselmo. Logo, a verdade é totalmente
imutável.(3)
São
Tomás aqui diz que ainda que o sujeito da proposição seja alterado, o que
contém nela (a verdade) permanece inalterável, baseado em Santo Anselmo e Santo
Agostinho, diz que a verdade em si é imutável.
Então
aqui encontramos o problema chave da ideia dos universais:
O
que é isso? Universais -são os pensamentos ou ideias que são capazes de
dar uma unidade a uma diversidade, fala das propriedades comuns a uma
multiplicidade de indivíduos.
Características
dos universais: (BATISTA, 2011, p.80)
*as
ideias: que estão na mente de Deus e que são independentes das coisas;
*as
formas: intangíveis, que são as ideias das coisas;
*os
conceitos: formados através da abstração das coisas.
Então
neste caso a verdade é tratada tanto como ideia, nesta tese. Mas ao longo da
argumentação será enquadrada em conceito.
II
— CONTRATESE: PARECERIA QUE A VERDADE CRIADA NÃO É IMUTÁVEL.
Com
efeito, ao alterarem-se as causas, alteram-se também os efeitos. Ora, as coisas
que constituem a causa da proposição se alteram. Logo, altera-se também a
verdade das proposições.
Neste
sentido a ideia de verdade criada, diferente da Verdade Primeira, quando
exposta ao teste de proposições em que o sujeito ou causas sejam alteradas
demonstra que a verdade criada é mutável. Este já é um movimento pela busca da
abstração.
III
— RESPOSTA A QUESTÃO ENUNCIADA.
Ao
dizer-se que uma coisa muda, isto pode entender-se em dois sentidos. Primeiro,
no sentido de que a dita coisa é o sujeito da mudança; assim, quando dizemos
que um corpo é mutável. Neste sentido, nenhuma forma é passível de mudança,
pois ela subsiste em força de sua essência imutável. Aqui não se pergunta se a
verdade é imutável neste primeiro sentido.
A
segunda acepção. Diz-se que uma coisa muda quando em relação a ela
se opera alguma alteração. Assim, falamos de uma mudança da brancura, pelo fato
de que o corpo se altera em relação a ela. É neste segundo sentido que se
pergunta se a verdade é mutável.
Ora,
conforme acima explanamos, a Verdade Primeira constitui a medida extrínseca em
virtude da qual as coisas se denominam verdadeiras, ao passo que a medida
intrínseca é a inerente às próprias coisas. Consequentemente, as coisas criadas
apresentam variação (mutabilidade) em sua participação da Verdade
Primeira, ao passo que a própria Verdade Primeira, em virtude da qual as coisas
se denominam verdadeiras, de modo algum se altera. É o que diz Agostinho na
obra Sobre o Livre Arbítrio: "A nossa inteligência enxerga por vezes mais
e por vezes menos da própria Verdade. Esta, porém, permanece inalterada em si mesma,
sem aumentar nem diminuir".
Todavia,
se por verdade entendermos a que é inerente às coisas, neste caso se pode e
deve dizer que a verdade é mutável: não no sentido de que a própria verdade
mude, mas no sentido de que algo muda em relação a ela (o conhecimento
subjetivo). Com efeito, segundo dissemos acima, a verdade se encontra nos seres
criados de dois modos: nas próprias coisas e na inteligência.
Aqui
neste Tomás de Aquino destaca o contraste entre verdade criada e Verdade
Primeira. Então: a verdade criada pode ser mutável não no seu sentido em
relação a Verdade Primeira, mas é mutável no sentido do conhecimento subjetivo.
Exemplo: Se Sócrates é branco e em meu conhecimento é branco ambos concordam e
a verdade criada não foi alterada em meu conhecimento subjetivo, mas quando
Sócrates torna-se preto, mas continuo afirmando que é branco (isto torna-se
falso), e por último Se Sócrates continua branco e eu afirmo que é preto haverá
falsidade em meu conhecimento subjetivo.
Enfim:
a verdade é mutável em termos de forma, conhecimento subjetivo, mas é imutável
em relação à Verdade Primeira.
Complexo?
Em certo sentido sim, mas, outra vez aqui encontramos o princípio da dialética
de abstração. É feita a crítica da Tese para que se chegue a uma síntese
levando em conta as proposições contraditórias.
De
ideia para Conceito.
IV
— RESPOSTA AOS ARGUMENTOS DA TESE.
1.
Na citada passagem Anselmo fala da verdade como medida ou critério segundo o
qual todas as coisas se denominam verdadeiras.
2.
Já que a inteligência pode voltar-se e refletir sobre si mesma, compreendendo a
si mesma como compreende as coisas, conforme se lê na obra Sobre a Alma, o que
se refere ao intelecto pode ser considerado de duas maneiras, no que concerne à
verdade.
Primeiro,
enquanto são coisas. Nesta acepção, a verdade é predicada delas no mesmo
sentido que se predica das outras coisas. Nesta acepção, assim como uma coisa
se diz verdadeira por cumprir o que é na mente divina em conservando a sua
natureza, da mesma forma denomina-se verdadeira a enunciação quando conserva a
sua natureza conforme a mente divina e não pode deixar de ser verdadeira
enquanto a própria enunciação permanecer.
No
segundo sentido, as enunciações são comparadas com as coisas conhecidas, caso
em que a afirmação se diz verdadeira se concordar com a respectiva coisa; este
tipo de verdade, sim, é sujeito a mudança, conforme ficou dito acima.
Esta
última resposta demonstra que em determinadas proposições há mutabilidade, já
que só Deus e o intelecto de Deus são eternos e imutáveis (Suma Teológica
Questão XVI Artigo VII)
Assim
o conhecimento de proposições acerca do tempo ainda que sejam verdadeiras vemos
nelas mudanças. Exemplo: Sócrates esteve sentado – passado; Sócrates está
sentado- presente; Sócrates estará sentado – futuro. Vemos assim alterações
acerca da verdade do conhecimento.
Resposta
final:
A
verdade criada sempre será mutável, porque não é como a Verdade Primeira, já
que a criada está sujeita aos fatores de tempo e demais que a tornam finita,
diferente da Verdade Primeira que é eterna e imutável.
Implicações
*
Sempre devemos estar atentos a querer aprender algo, já que somos mutáveis e
estamos sujeitos ao tempo.
*
Sempre devemos olhar para lembrarmos que só a Verdade Primeira não muda, isto
nos dá segurança para não nos sentirmos perdidos.
*
É Preciso estarmos atentos a ouvirmos os contraditórios e extrair deles
experiências para melhorarmos nossa percepção de mundo e termos maior empatia
com o próximo.
REFERÊNCIAS
STO.
TOMÁS E DANTE Vida e Obra, São Paulo: Nova Cultural, 1988.
—BATISTA,
William Memória da Ausência – os séculos de elaboração do discurso
sobre o mistério, Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.
—GEISLER,
Norman & Paul D. Feinberg Introdução a Filosofia, uma perspectiva
cristã, Tradução: Gordon Chown, São Paulo Vida Nova, 1983.
—GILSON, Étienne Por que São Tomás Criticou Santo Agostinho?/ Avicena e o Ponto de Partida de Duns Scotus, tradução: Tiago José Risi Leme. São Paulo: Paulus, 2010.
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