Você Sabia? 12
Os
treze apóstolos e Paulo
Por que? Porque estamos
contando os doze. Pedro, Tiago
(filho de Zebedeu), João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho
de Alfeu), Tadeu (também chamado Judas), Simão, o Zelote e finalmente Judas Iscariotes.
(Marcos 3:16-19), mais Matias (Atos 1:15-26). E por fim, Paulo.
Hoje falaremos
sobre *Judas Iscariotes*. Alguns traduzem Iscariotes como homem de Queriote. Foi um dos doze apóstolos, mais conhecido como
traidor de Jesus. É chamado filho de Simão Iscariotes (Jo 6:71). O seu caráter,
com o resultado final foi sempre do conhecimento de Jesus (Jo 6:64). A sua
fraqueza logo se manifestou na cena da unção em Betânia. No grupo apostólico. Judas agia como tesoureiro (Jo
13.29), enquanto um outro texto joanino se refere a ele chamando-o de ladrão
(12.6), principalmente, conforme pode-se supor, à base do fato que ele
"furtava" parte do dinheiro que lhe era confiado. Quanto a esse
sentido do verbo traduzido como "tirava", em 12.6, conforme atestado
pelos papiros, v. Deissmann, Bible Studies, E.T., 1901, p. 257. As cenas
finais dos relatos dos evangelhos são sombreadas pela traição desse indivíduo
que era "um dos doze", conforme ele é repetidamente denominado (Mc
14.10; cf. 14.20; Jo 6.71; 12.4). Judas levantou a voz fazendo crítica contra
Maria, que havia ungido os pés do Mestre com o unguento de grande preço (Jo
12.3-5). O comentário do evangelista tem a intenção de salientar a avareza de
Judas, o qual, via no preço do unguento tudo menos a bela ação que Jesus louvou
(Mc 14.6), mas tão somente um meio pelo qual o fundo apostólico poderia ser
aumentado, e assim seu próprio bolso pudesse ficar mais repleto. Dessa maneira,
à cobiça foi adicionada a característica do dolo. Imediatamente depois desse
incidente em Betânia, ele se dirigiu aos principais sacerdotes a fim de
atraiçoar a Jesus (Mt 26.14-16; Mc 14.10,11; Lc 22.3-6). Marcos registra
simplesmente o fato da traição, adicionando que o dinheiro fora prometido pelos
sacerdotes. Mateus supre o detalhe da quantia combinada, que talvez tenha sido
uma parcela da soma total concordada (com uma alusão implícita a Zc 11.12 e,
possivelmente a Ez 21.32; cf. Mt27.9). Lucas apresenta a profunda significação
desse ato quando registra que Satanás entrara no traidor e inspirara seu pecado
nefando (cf. Jo 13.2,27). Todos os evangelistas sinóticos concordam que Judas
resolveu esperar uma oportunidade favorável para poder entregar Jesus aos seus
inimigos "sem tumulto", isto é, secretamente, por meio de astúcia. O
plano traçado de antemão para o aprisionamento de Jesus foi levado a efeito. Os
últimos capítulos da vida de Judas são sombreados por muitas dificuldades. As
Escrituras dão testemunho de seu patético remorso, mas o único evangelista a
relembrar isso é Mateus (27.3-10). Devido a seu suicídio, neste ministério e
apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar". O
apóstolo se transformara num apóstata; e fora para o lugar reservado para tal
indivíduo. (DOUGLAS, Novo Dicionário da
Bíblia, Vida Nova 2006)
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