Elementos da Tradição Platônica



 ¨  O que se entende por tradição platônica?
 ¨  Quais são os elementos desta tradição?
 ¨  O que estes elementos contribuem de positivo para a nossa visão de mundo (cosmovisão)?
O que se entende por tradição platônica?
 ¨  Se refere a todos os ensinos relacionados a Platão que foi o discípulo mais proeminente do filósofo Sócrates, (não o jogador de futebol da década de 1980), e seguiu em Aristóteles, estóicos, epicuristas e neoplatônicos de Alexandria. Logo, com exceção dos pré-socráticos, cobre toda a Filosofia Antiga.
¨  Relembrando: Os filósofos pré-socráticos tinham como preocupação explicar o princípio da natureza (physis) e da ordem do mundo (kosmos), ou seja, as leis gerais que regem o mundo físico. Essa preocupação fez com que eles procurassem um princípio lógico que explicassem a própria natureza ... (VASCONCELOS, 2010, p.35)
¨  Exemplos:  1- Tales de Mileto da Escola Jônica defendia que o princípio seria a água.E
¨  2- Pitágoras de Samos da Escola Itálica defendia que o princípio seria os números.
¨  3- Parmênides de Eleia da Escola Eleata afirmava que o mundo sempre existiu.
¨  4- Leucipo de Abdera da Escola Atomista defendia que o princípio estaria nos átomos.
¨  Assim, chegamos ao platonismo que se inicia com Sócrates nascido em 369 a.C. Ele é o marco divisor da Filosofia Antiga em que temos os pré e pós – socráticos.
¨  Apesar de não ter deixado nenhum escrito seus discípulos propagaram o seguinte princípio: “Conhece-te a ti mesmo”. O maior propagador dos ensinos socráticos foi Platão que fundou a Academia de Atenas em 387 a.C. E teve como um de seus alunos Aristóteles que mais tarde fundaria o Liceu.
¨  Os herdeiros dessa tradição foram os estoicos que se basearam na ética da moderação e da virtude, e os epicuristas que usaram o método da ironia e da maiêutica para fundamentarem o ponto de vista do prazer como bem supremo do ser humano. E por último pelo neoplatonismo de Amônio Sacas (175 a 242 d.C) de Alexandria que teve como alunos: Orígenes (filósofo cristão), Plotino, Longino e Herênio. O neoplatonismo foi a base filosófica do pensamento de Agostinho de Hipona.


Quais são os elementos desta tradição?
 ¨  Aqui não abordaremos as ferramentas como: dialética, o silogismo, a retórica e a doutrina da transmigração das almas (reencarnação), porque nosso objetivo é apresentar as bases comuns entre filosofia platônica e cristianismo.
 ¨  Então, estes elementos são:
 ¨  1º Elemento- A ideia de transcendência: Existe algo capaz de se sobrepor à realidade empírica [material], Platão falava a respeito da realidade essencial, de “ideias” (ousia /leia-se: ussia) como verdadeiras essências das coisas.  Em parte esse pensamento levou a uma desvalorização da existência material (TILLICH, 2000, p.28)
¨  2º Elemento: A ideia da finalidade do ser humano se tornar semelhante a Deus: o “telos” (fim) interior da existência humana realiza-se na participação nessa esfera espiritual e divina [mundo das ideias], na medida do possível. (TLLICH, 2000, p.28) Este elemento aparecerá nos escritos patrísticos do século IV de língua grega.
¨  3º Elemento: A queda da alma da eterna participação no mundo essencial [mundo das ideias] ou espiritual, sua degradação terrena num corpo físico, que procura se livrar da escravidão desse corpo, para finalmente se elevar acima do mundo material. (TILLICH, 2000, p.28)
¨  4º Elemento: A ideia da providência – Tinha como objetivo de acabar com a angústia do destino e da morte presente na época. O sentimento de angústia em face do acidental e do necessário, ou destino, que é a mesma coisa representados pelas divindades gregas “TYCHÉ”  [no mundo romano chamada de FORTUNA] e “HAIMARMENE”[destino], era muito forte no mundo antigo. A providência [ação soberana], emanada do mais alto dos deuses, dá-nos a coragem para escapar das vicissitudes do destino. (TILLICH, 2000, p.29)
¨  5º Elemento: É uma contribuição de Aristóteles – O divino é forma sem matéria, perfeito em si mesmo. É a ideia mais profunda de Aristóteles. Deus, a forma mais perfeita, movimenta o mundo, não casualmente empurrando-o para fora, mas atraindo todas as coisas finitas para si mesmo, por meio do amor. Aristóteles entendia que Deus, a forma suprema, ou ato puro, como o chamava, move todas as coisas ao ser amado por todas as coisas. A realidade toda deseja se unir à forma suprema, para se livrar das formas inferiores em que vive, na escravidão da matéria. (TILLICH, 2000, p.29)
¨  Estes elementos ao entrarem em contato com o cristianismo serviram de ponte para a civilização greco-romana  ser cristianizada.
¨  Três fatores possibilitaram a cristianização do ocidente: a religião judaica (o Antigo Testamento), a filosofia e língua-gregas, o direito e poder romano (mais tarde a língua latina).
¨  Neste sentido a tradição platônica formou nossa mentalidade ocidental.
O que estes elementos contribuem de positivo para a nossa visão de mundo (cosmovisão)?
¨  Primeiro: nossa vida não se resume ao que nossos cinco sentidos percebem. Mas há algo maior que nós e nossa realidade material. Cultivemos nossa espiritualidade.
¨  Segundo: o fim de nossa é de fato nos unirmos o mais próximo possível ao ideal da perfeição, que não está em nós mas no criador.
¨  Terceiro: o criador está acima de nossas tragédias e vicissitudes, não como Hume e os céticos iluministas falaram que o criador fez tudo e abandonou tudo.
Conclusão
¨  Esta reflexão é uma apenas uma contribuição com um dos elementos que são importantes para nossa qualidade de vida que é a espiritualidade.
¨  Nesse sentido o meu fazer filosofia tem por objetivo: provocar atitudes para sermos melhores pessoas, como na melhor tradição platônica cultivarmos “aretê” (excelência, virtude)
¨  ATÉ A PRÓXIMA:
¨  AMATE VERITATEM IN OMNI TEMPUS ET PACEM OMNIBUS PERSEQUATE.
¨  Amai vós a verdade em todo o tempo, e segui vós a paz com todos.
Leituras Recomendadas
¨  BATISTA, William Memória da Ausência – os séculos de elaboração do discurso sobre o mistério, Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.
¨  GEISLER, Norman & Paul D. Feinberg Introdução a Filosofia, uma perspectiva cristã, Tradução: Gordon Chown, São Paulo Vida Nova, 1983.
¨  MORESCHINI, Claudio História da Filosofia Patrística, Tradução: Orlando Soares Moreira, São Paulo: Loyola, 2008.
¨  ROHMAN, Chris O livro das Ideias, Tradução: Jussara Simões, Rio de Janeiro: Campos, 2000
¨  TILLICH, Paul, História do Pensamento Cristão, Tradução: Jaci Maraschin, São Paulo: Aste, 2000
¨  VASCONCELOS, Ana Manual de Filosofia, São Paul: Rideel, 2010.




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