Elementos da Tradição Platônica
¨ O
que se entende por tradição platônica?
¨ Quais
são os elementos desta tradição?
¨ O
que estes elementos contribuem de positivo para a nossa visão de mundo
(cosmovisão)?
O que se entende por tradição platônica?
¨ Se
refere a todos os ensinos relacionados a Platão que foi o discípulo mais
proeminente do filósofo Sócrates, (não o jogador de futebol da década de 1980),
e seguiu em Aristóteles, estóicos, epicuristas e neoplatônicos de Alexandria.
Logo, com exceção dos pré-socráticos, cobre toda a Filosofia Antiga.
¨ Relembrando:
Os filósofos pré-socráticos tinham como preocupação explicar o princípio da
natureza (physis) e da ordem do mundo (kosmos), ou seja, as leis gerais que
regem o mundo físico. Essa preocupação fez com que eles procurassem um
princípio lógico que explicassem a própria natureza ... (VASCONCELOS, 2010,
p.35)
¨ Exemplos:
1- Tales de Mileto da Escola Jônica
defendia que o princípio seria a água.E
¨ 2-
Pitágoras de Samos da Escola Itálica defendia que o princípio seria os números.
¨ 3-
Parmênides de Eleia da Escola Eleata afirmava que o mundo sempre existiu.
¨ 4-
Leucipo de Abdera da Escola Atomista defendia que o princípio estaria nos
átomos.
¨ Assim,
chegamos ao platonismo que se inicia com Sócrates nascido em 369 a.C. Ele é o
marco divisor da Filosofia Antiga em que temos os pré e pós – socráticos.
¨ Apesar
de não ter deixado nenhum escrito seus discípulos propagaram o seguinte
princípio: “Conhece-te a ti mesmo”. O maior propagador dos ensinos socráticos
foi Platão que fundou a Academia de Atenas em 387 a.C. E teve como um de seus
alunos Aristóteles que mais tarde fundaria o Liceu.
¨ Os
herdeiros dessa tradição foram os estoicos que se basearam na ética da
moderação e da virtude, e os epicuristas que usaram o método da ironia e da
maiêutica para fundamentarem o ponto de vista do prazer como bem supremo do ser
humano. E por último pelo neoplatonismo de Amônio Sacas (175 a 242 d.C) de
Alexandria que teve como alunos: Orígenes (filósofo cristão), Plotino, Longino
e Herênio. O neoplatonismo foi a base filosófica do pensamento de Agostinho de
Hipona.
Quais são os elementos desta tradição?
¨ Aqui
não abordaremos as ferramentas como: dialética, o silogismo, a retórica e a
doutrina da transmigração das almas (reencarnação), porque nosso objetivo é
apresentar as bases comuns entre filosofia platônica e cristianismo.
¨ Então,
estes elementos são:
¨ 1º
Elemento- A ideia de transcendência: Existe algo capaz de se
sobrepor à realidade empírica [material], Platão falava a respeito da realidade
essencial, de “ideias” (ousia /leia-se: ussia) como verdadeiras essências das
coisas. Em parte esse pensamento
levou a uma desvalorização da existência material (TILLICH, 2000, p.28)
¨ 2º
Elemento: A ideia da finalidade do ser humano se tornar semelhante a Deus: o
“telos” (fim) interior da existência humana realiza-se na participação nessa
esfera espiritual e divina [mundo das ideias], na medida do possível. (TLLICH,
2000, p.28) Este elemento aparecerá nos escritos patrísticos do século IV de
língua grega.
¨ 3º
Elemento: A queda da alma da eterna participação no mundo essencial [mundo
das ideias] ou espiritual, sua degradação terrena num corpo físico, que procura
se livrar da escravidão desse corpo, para finalmente se elevar acima do mundo
material. (TILLICH, 2000, p.28)
¨ 4º
Elemento: A ideia da providência – Tinha como objetivo de
acabar com a angústia do destino e da morte presente na época. O sentimento de
angústia em face do acidental e do necessário, ou destino, que é a mesma coisa
representados pelas divindades gregas “TYCHÉ”
[no mundo romano chamada de FORTUNA] e “HAIMARMENE”[destino], era muito
forte no mundo antigo. A providência [ação soberana], emanada do mais alto dos
deuses, dá-nos a coragem para escapar das vicissitudes do destino. (TILLICH,
2000, p.29)
¨ 5º
Elemento: É uma contribuição de Aristóteles – O divino é forma sem
matéria, perfeito em si mesmo. É a ideia mais profunda de
Aristóteles. Deus, a forma mais perfeita, movimenta o mundo, não casualmente
empurrando-o para fora, mas atraindo todas as coisas finitas para si mesmo, por
meio do amor. Aristóteles entendia que Deus, a forma suprema, ou ato puro, como
o chamava, move todas as coisas ao ser amado por todas as coisas. A realidade
toda deseja se unir à forma suprema, para se livrar das formas inferiores em
que vive, na escravidão da matéria. (TILLICH, 2000, p.29)
¨ Estes
elementos ao entrarem em contato com o cristianismo serviram de ponte para a
civilização greco-romana ser
cristianizada.
¨ Três
fatores possibilitaram a cristianização do ocidente: a religião judaica (o
Antigo Testamento), a filosofia e língua-gregas, o direito e poder romano (mais
tarde a língua latina).
¨ Neste
sentido a tradição platônica formou nossa mentalidade ocidental.
O que estes elementos contribuem de positivo para a nossa
visão de mundo (cosmovisão)?
¨ Primeiro:
nossa vida não se resume ao que nossos cinco sentidos percebem. Mas há algo
maior que nós e nossa realidade material. Cultivemos nossa espiritualidade.
¨ Segundo:
o fim de nossa é de fato nos unirmos o mais próximo possível ao ideal da
perfeição, que não está em nós mas no criador.
¨ Terceiro:
o criador está acima de nossas tragédias e vicissitudes, não como Hume e os
céticos iluministas falaram que o criador fez tudo e abandonou tudo.
Conclusão
¨ Esta
reflexão é uma apenas uma contribuição com um dos elementos que são importantes
para nossa qualidade de vida que é a espiritualidade.
¨ Nesse
sentido o meu fazer filosofia tem por objetivo: provocar atitudes para sermos
melhores pessoas, como na melhor tradição platônica cultivarmos “aretê” (excelência,
virtude)
¨ ATÉ
A PRÓXIMA:
¨ AMATE
VERITATEM IN OMNI TEMPUS ET PACEM OMNIBUS PERSEQUATE.
¨ Amai
vós a verdade em todo o tempo, e segui vós a paz com todos.
Leituras Recomendadas
¨ BATISTA,
William Memória da Ausência – os séculos de elaboração do discurso sobre o
mistério, Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.
¨ GEISLER,
Norman & Paul D. Feinberg Introdução a Filosofia, uma perspectiva
cristã, Tradução: Gordon Chown, São Paulo Vida Nova, 1983.
¨ MORESCHINI,
Claudio História da Filosofia Patrística, Tradução: Orlando
Soares Moreira, São Paulo: Loyola, 2008.
¨ ROHMAN,
Chris O livro das Ideias, Tradução: Jussara Simões, Rio de Janeiro:
Campos, 2000
¨ TILLICH,
Paul, História do Pensamento Cristão, Tradução: Jaci Maraschin, São
Paulo: Aste, 2000
¨ VASCONCELOS,
Ana Manual de Filosofia, São Paul: Rideel, 2010.
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