Identificando Heresias 2


 
As características de uma seita são as seguintes: [1]

            Aspecto sociológico: Movimento religioso de minorias; centralizada em torno de uma doutrina e líder idealizado como perfeito; relação de desconfiança com a sociedade; é seletiva (só os membros dela tem privilégios); especializada em classes sociais (não acredita numa utopia de sociedade sem classes); sentido de audácia e de possuir heróis sem conexão com os demais cristãos de outras épocas; símbolos externos como identificação do fiel.

             Aspecto teológico: Fé e salvação somente existem em seu interior; fé coletiva (não existe uma devoção e intimidade com Deus); o contato com Deus é exclusivo dela e de seus adeptos; recompensas claras e próximas.

            Aspecto eclesiástico: Comunidade, refúgio contra o mundo (a graça reside na instituição); não há fiéis fora da seita; invade toda a vida do fiel, é controladora; evangeliza pessoas de igrejas evangélicas (proselitista).

            Aspecto litúrgico: cerimoniais só para os iniciados (herméticos).

            Aspecto doutrinário: somente ela proclama a verdade; doutrinas sem maiores elaborações reflexivas (simplismo e apelações); discurso especializado para setores sociais de interesse.

            Aspecto econômico: Bens e dinheiro do fiel são para a seita.



[1] BÍBLIA DE ESTUDO APOLOGÉTICA (Instituto Cristão de Pesquisas), São Paulo, 2000, suplemento: pp.1490,1491.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração na vida dos reformadores 1

Os Puritanos nas colônias inglesas da América do Norte no século XVII

Unicismo - nova forma da heresia sabeliana