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Aspectos da Evangelização da Igreja Primitiva 3

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    Em terceiro lugar, as promessas desta mensagem de boas novas: Estas promessas referem-se ao “dom do Espírito” e o “perdão de pecados” (At 2.38). Isto pode ser resumido na palavra “salvação”, que: “...inclui a remissão de velhas culpas e o dom de um vida inteiramente nova através do Espírito Santo regenerador, que habita no interior do crente.” [1] Dentro destas promessas, o perdão de pecados é chamado também de “reconciliação”, visto que a morte de Cristo foi substitutiva (expiatória), para que os pecadores fossem reconciliados com Deus, como o apóstolo Paulo afirma: “fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho”(Rm 5.10). Assim, o pecador de inimigo de Deus passa a se tornar amigo de Deus que “depende do poder de reconciliação da Cruz” [2] E ainda em Cl 1.21-22, diz: “E a vós outros também que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora porém, vos reconciliou [Jesus] no corpo da sua carne, mediante a su...

Aspectos da Evangelização na Igreja Primitiva 2

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O conteúdo da mensagem envolve: Em primeiro lugar, os fatos acerca de Cristo : [1] De maneira específica sua morte e ressurreição. Estes dois fatos eram o centro do anúncio da obra de Cristo quando os apóstolos   evangelizavam, ou seja quando pregavam sobre Cristo. Em At 2.23, Pedro falou da morte de Jesus Cristo como fato previsto pelos profetas e que estava dentro do plano de Deus, e esta morte não foi uma surpresa ou imprevisto desagradável. [2] Com isto, na continuação deste discurso, Pedro mencionou que Cristo foi crucificado “por mãos de iníquos”, e que Deus, dentro de seu plano, “ressuscitou a Cristo dos mortos rompendo os grilhões da morte”(At 2.24). Na perspectiva de Paulo, a morte de Cristo se reveste de caráter substitutivo, como diz: “Mas Deus prova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8); e a ressurreição de Cristo era um dos centros de sua pregação sendo “impossível falar de ressurreição ...

Aspectos da Evangelização na Igreja Primitiva 1

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 A partir de Mateus 28.18-20, a evangelização pode ser definida em dois âmbitos: o ontológico (ser), e seu conteúdo (Cristo e os fatos relacionados a ele). Por isto, em primeiro lugar: A evangelização não pode ser definida por seus resultados; porque no Novo Testamento temos exemplos do uso do verbo “evangelizar” (euangelizomai), em que o termo em si não significa “ganhar conversos”, como por exemplo: “iam por toda a parte evangelizando a palavra” (At 8.4); os apóstolos “evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos”(At 8.24). Portanto, evangelizar simplesmente significa “anunciar as boas novas, independentemente dos resultados.” [1] Em segundo lugar, A evangelização não pode ser definida em termos de método. “Evangelizar é anunciar boas novas, não importa de que maneira; ou levar as boas novas , não importa por que meios.” [2] Michael Green em seu comentário à palestra “Evangelização na Igreja Primitiva” no Congresso Internacional de Lausanne (1974), afirmou que a I...

Unicismo - nova forma da heresia sabeliana

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Surgiu em uma reunião pentecostal das igrejas Assembléias de Deus realizada em abril de 1913, em Arroyo Seco, nos arredores de Los Angeles, na Califórnia, numa cerimônia de batismo. O preletor, R. E. McAlister, disse que os apóstolos batizavam em nome do Senhor Jesus e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e quando as pessoas ouviram isso ficaram atônitas. McAlister foi notificado que seu ensino possuía elementos heréticos. Ele tentou esclarecer sua prédica, mas ela já havia produzido efeito. Um de seus ouvintes era John Sheppe que após aquela mensagem, passou uma noite em oração, refletindo a mensagem de McAlister e concluiu que Deus havia revelado o batismo verdadeiro que seria somente em nome de Jesus. Também Franck J. Ewart, australiano, adotou essa doutrina e em 15 de abril de 1914 levantou uma tenda em Belvedere, ainda nos arredores de Los Angeles, e passou a pregar sobre a fórmula batismal de Atos 2.38. Comparando com Mt 28.19, chegou à conclusão de que o nome ...

Identificando Heresias 2

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  As características de uma seita são as seguintes: [1]             Aspecto sociológico : Movimento religioso de minorias; centralizada em torno de uma doutrina e líder idealizado como perfeito; relação de desconfiança com a sociedade; é seletiva (só os membros dela tem privilégios); especializada em classes sociais (não acredita numa utopia de sociedade sem classes); sentido de audácia e de possuir heróis sem conexão com os demais cristãos de outras épocas; símbolos externos como identificação do fiel.               Aspecto teológico: Fé e salvação somente existem em seu interior; fé coletiva (não existe uma devoção e intimidade com Deus); o contato com Deus é exclusivo dela e de seus adeptos; recompensas claras e próximas.             Aspecto eclesiástico: Comunidade, refúgio contra o mundo (a g...

Identificando Heresias 1

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Por que estudar heresias?             São 4 os motivos básicos: 1º) Defesa própria: Várias entidades religiosas treinam seus adeptos para ir de porta em porta, à procura de novos adeptos. Algumas são especializadas em trabalhar com evangélicos, principalmente novo convertidos. Só estudando esses grupos é que poderemos desmascará-los.             2º) Proteção do rebanho: um rebanho bem alimentado não dará problemas. Devemos investir tempo e recursos na preparação dos membros da Igreja. Escolas bíblicas bem administradas ajudam nosso povo a conhecer melhor a Palavra de Deus. Um curso de batismo mais detalhado para desmascarar as seitas para que os novos convertidos se protejam dos ataques das seitas.             3º) Evangelização: O fato de conhecermos o erro em que se encontram os adeptos de seitas nos ajuda a...

Reflexão meditativa

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Reflexão Estive nesta semana pensando no seguinte: como agradar a Deus? E a resposta que me veio foi essa através meditação da Palavra Dele. Abandonar o pecado, obedecer suas ordenanças e confiar em Cristo. Porque o próprio Senhor Jesus disse: “ E dizendo: Arrependei-vos , porque é chegado o reino dos céus.”   (Mateus 3 : 2) Arrependimento é mais do que sentir pesar por falhas, mas é antes de tudo escolhermos abandonar nossos erros e nos comprometermos a não mais cometê-los, sim é aspirar por uma verdadeira mudança de vida. Obedecer é marca daquele que aprende com Jesus, e tem Ele verdadeiramente como Senhor de sua vida, cumprir as ordenanças de Cristo é ser chamado verdadeiramente de seguidor Dele. Como Ele mesmo disse: “ Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”(João 14 : 21) A condicional para resposta de nossas orações ao Senhor está nisso: guardar as Pal...