Falando de Teologia - Parte 6 (O conhecimento de Deus)
O
conhecimento de Deus
Depois de meses sem postar retorno ao blog voltando a
apresentar minhas opiniões teológicas sempre sendo devedoras a teólogos
evangélicos reconhecidos por sua ortodoxia. Tendo reformados,
dispensacionalistas e pentecostais como influência de minhas opiniões.
Segundo a boa teologia Deus é reconhecido através daquilo
que Ele mesmo se dá a conhecer, desta forma a teologia fala de: revelação
geral e revelação especial.
Segundo Louis Berkhof é dito o seguinte: A
Bíblia atesta uma dupla revelação de Deus: uma
revelação da natureza que nos cerca, na consciência, e no governo
providencial do mundo; e uma revelação encarnada Bíblia como a Palavra de Deus.
(Teologia Sistemática, 1990, p.38)
Revelação geral: nada mais é do que a evidência da existência de Deus na natureza
tal como vemos nas Escrituras conforme o Salmo 19:1,2 Os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das
suas mãos. Um dia discursa a outro dia e uma noite revela conhecimento a outra
noite. E ainda, Atos 14:17 e Romanos 1:19,20.
Cabe também a partir de Charles Caldwell Ryrie mencionar
o que pode ser aprendido pela revelação geral, acerca de Deus: 1-Sua glória (Salmo 19:1); 2- Seu poder para
realizar a criação do universo (Salmo 19:1); 3- Sua Supremacia (Romanos 1:20);
4- Sua natureza divina (Romanos 1:20); 5- Seu controle providencial da natureza
(Atos 14:17); 6- Sua bondade (Mateus 5:45); 7- Sua inteligência (Atos 17:29);
8- Sua existência (Atos 17:28) (Teologia Básica, Editora Mundo Cristão,
2012, p.23)
Contudo, a revelação geral em si não é suficiente para o
ser humano encontrar o caminho da salvação. Então, a revelação especial
justamente leva os seres humanos obterem o pleno conhecimento de Deus.
Revelação especial: é diferente da
revelação geral, pois não é dada a todos os seres humanos, porque está restrita
às Escrituras Sagradas, que deve ser pregada e ensinada a todas as criaturas
(Mateus 28:18-15; Marcos 16: 15) e tem como seu centro a pessoa do redentor:
Jesus Cristo.
Segundo Louis Berkhof: A revelação especial está arraigada no plano de redenção de Deus é
dirigida ao homem na qualidade de pecador, pode ser adequadamente compreendida
e assimilada somente pela fé, e serve ao propósito de assegurar o fim para o
qual o homem foi criado a despeito de toda a perturbação produzida pelo pecado.
Em vista do plano eterno de revelação, deve-se dizer que esta revelação
especial não apareceu como um pensamento posterior, mas estava na mente de Deus
desde o princípio. (Teologia Sistemática, 1990, p. 39)
Portanto, quanto a questão resumida acerca do conhecimento
de Deus, o foco da teologia está na interpretação da revelação especial, que
está na Bíblia, e quanto a Bíblia já falei o suficiente em outros artigos.
Assim, estarei falando no próximo acerca dos atributos de Deus.
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