Falando de Teologia - Parte 6 (O conhecimento de Deus)



O conhecimento de Deus
            Depois de meses sem postar retorno ao blog voltando a apresentar minhas opiniões teológicas sempre sendo devedoras a teólogos evangélicos reconhecidos por sua ortodoxia. Tendo reformados, dispensacionalistas e pentecostais como influência de minhas opiniões.
            Segundo a boa teologia Deus é reconhecido através daquilo que Ele mesmo se dá a conhecer, desta forma a teologia fala de: revelação geral e revelação especial.
            Segundo Louis Berkhof é dito o seguinte: A Bíblia atesta uma dupla revelação de Deus: uma  revelação da natureza que nos cerca, na consciência, e no governo providencial do mundo; e uma revelação encarnada Bíblia como a Palavra de Deus. (Teologia Sistemática, 1990, p.38)
            Revelação geral: nada mais é do que a evidência da existência de Deus na natureza tal como vemos nas Escrituras conforme o Salmo 19:1,2 Os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia e uma noite revela conhecimento a outra noite. E ainda, Atos 14:17 e Romanos 1:19,20.
            Cabe também a partir de Charles Caldwell Ryrie mencionar o que pode ser aprendido pela revelação geral, acerca de Deus: 1-Sua glória (Salmo 19:1); 2- Seu poder para realizar a criação do universo (Salmo 19:1); 3- Sua Supremacia (Romanos 1:20); 4- Sua natureza divina (Romanos 1:20); 5- Seu controle providencial da natureza (Atos 14:17); 6- Sua bondade (Mateus 5:45); 7- Sua inteligência (Atos 17:29); 8- Sua existência (Atos 17:28) (Teologia Básica, Editora Mundo Cristão, 2012, p.23)
            Contudo, a revelação geral em si não é suficiente para o ser humano encontrar o caminho da salvação. Então, a revelação especial justamente leva os seres humanos obterem o pleno conhecimento de Deus.
            Revelação especial: é diferente da revelação geral, pois não é dada a todos os seres humanos, porque está restrita às Escrituras Sagradas, que deve ser pregada e ensinada a todas as criaturas (Mateus 28:18-15; Marcos 16: 15) e tem como seu centro a pessoa do redentor: Jesus Cristo.
            Segundo Louis Berkhof: A revelação especial está arraigada no plano de redenção de Deus é dirigida ao homem na qualidade de pecador, pode ser adequadamente compreendida e assimilada somente pela fé, e serve ao propósito de assegurar o fim para o qual o homem foi criado a despeito de toda a perturbação produzida pelo pecado. Em vista do plano eterno de revelação, deve-se dizer que esta revelação especial não apareceu como um pensamento posterior, mas estava na mente de Deus desde o princípio. (Teologia Sistemática, 1990, p. 39)
            Portanto, quanto a questão resumida acerca do conhecimento de Deus, o foco da teologia está na interpretação da revelação especial, que está na Bíblia, e quanto a Bíblia já falei o suficiente em outros artigos. Assim, estarei falando no próximo acerca dos atributos de Deus.

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