Unicismo - nova forma da heresia sabeliana
Surgiu em uma reunião pentecostal das igrejas Assembléias de Deus realizada
em abril de 1913, em Arroyo Seco, nos arredores de Los Angeles, na Califórnia,
numa cerimônia de batismo. O preletor, R. E. McAlister, disse que os apóstolos
batizavam em nome do Senhor Jesus e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo, e quando as pessoas ouviram isso ficaram atônitas. McAlister foi
notificado que seu ensino possuía elementos heréticos. Ele tentou esclarecer
sua prédica, mas ela já havia produzido efeito. Um de seus ouvintes era John
Sheppe que após aquela mensagem, passou uma noite em oração, refletindo a
mensagem de McAlister e concluiu que Deus havia revelado o batismo verdadeiro
que seria somente em nome de Jesus. Também Franck J. Ewart, australiano, adotou
essa doutrina e em 15 de abril de 1914 levantou uma tenda em Belvedere, ainda
nos arredores de Los Angeles, e passou a pregar sobre a fórmula batismal de
Atos 2.38. Comparando com Mt 28.19, chegou à conclusão de que o nome de Deus
seria então somente o nome Jesus. Veja Teologia Sistemática - uma perspectiva pentecostal, organizador: Stanley Horton, CPAD.
Assim, o unicismo crê que
Deus se manifestou como Pai no Antigo Testamento: Quando Jesus nasceu em Belém,
manifestou-se como Filho. Após a ascensão de Jesus, Deus se manifestou como
Espírito Santo (Sabelianismo). Crêem na Trindade Modal (três modos). Jesus é o Pai. Ele não preexistiu como Filho
ao nascer em Belém. Eles interpretam João 1:1 da seguinte maneira: Jesus foi
somente uma ideia ou concepção de Deus, antes do seu nascimento. O Espírito
Santo é o próprio Jesus. Aqueles que não aceitaram Jesus como seu Salvador
pessoal, não se batizam em nome de Jesus e crêem na doutrina da Trindade (três
pessoas distintas) irão para o inferno. (Bíblia de Estudo Apologética, 2000,
p.1476)
Grupos ligados a heresia Unicista:
*Igreja Voz da Verdade
*Igreja Evangélica Apostólica Pentecostal
* Tabernáculo da Fé
Assim o unicismo é ligado a antiga heresia do Sabelianismo.
*Igreja Voz da Verdade
*Igreja Evangélica Apostólica Pentecostal
* Tabernáculo da Fé
Assim o unicismo é ligado a antiga heresia do Sabelianismo.
Sabelianismo
Ensinado por Sabélio em Roma
no século III da Era Cristã. Sabélio ensinava a existência de uma mônada divina
(que chamava de ‘huiopator’), que por um processo de expansão, projetou
sucessivamente na revelação como Pai, Filho e Espírito Santo. Como Pai,
revelou-se como Criador e Legislador. Como Filho, revelou-se como Redentor.
Como Espírito, como doador da graça. Estes eram três modos diferentes que revelavam a mesma pessoa divina. (Enciclopédia
Histórico-Teológica da Igreja Cristã, p.543, Monarquianismo) As pessoas divinas
são títulos da mônada divina.
O unicismo é uma nova forma
de sabelianismo.
é engraçado como é fácil chamar os outros irmãos de herege, até parece que somos os DONOS DA VERDADE, vc já viu Deus, ele já te revelou como ele é? Não! Então não chame os unicistas de hereges, sou assembleiano fui seminarista (EPOE-Assembléia de Deus em São Cristóvão). Recebemos uma doutrina (trindade) totalmente católica e aprovada por um concílio manipulado por imperadores pagãos que de cristão só tinham o nome e apoio da religião, doutrina cheia de heresias mas que aceita como a maior e mais completa das revelações sobre a pessoa da divindade. Tenho o meu pensamento livre e mesmo desde a minha mocidade tendo aprendido as sagradas escrituras e tendo estudado em um dos melhores seminários evangélicos do Rio sempre questionei a respeito do trinitarianismo, quero deixar claro que creio em um único Deus (ser espiritual) revelado (manifestado) na natureza humana e que o Espírito Santo é o próprio Deus, pois Deus é espírito, assim Jesus ensinou a mulher samaritana "Deus é espírito", essa referencia já põe por terra o conceito trinitariano. É muito fácil aceitar tudo o que nos ensinam e não questionar, na verdade nos empurram goela a baixo esta doutrina. Fico triste por ver homens e mulheres de Deus sem nenhuma capacidade de questionamento. Me perdoe a minha falácia, mas precisamos gter a mente de Cristo.
ResponderExcluirPrezado irmão, a paz do Senhor Jesus Cristo, desculpe por não responde-lo antes, porque tinha antes sérias dificuldades de conexão em minha internet, mas agora posso colocar minha resposta.
ResponderExcluirIrmão, o problema do unicismo não se restringe a questão trinitária do ser de Deus, mas a negação da ordenança de Cristo em batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como está em Mateus 28:19. Os unicistas falam que o único batismo válido é em nome do Senhor Jesus como está na passagem de Atos 2:38, Atos 8:16) entretanto quando Pedro se refere a batizar em nome do Senhor Jesus, ele quer distinguir o batismo cristão do batismo de João Batista porque ainda haviam discípulos de João em Éfeso como vemos em Atos 19:1-5. Logo, haviam outros batismos e rituais de purificação. Por isso, o batizar em nome do Senhor Jesus significa a procedência da autoridade que os apóstolos e discípulos tinham para batizar. E muitos unicistas afirmam que aqueles que não se batizam em nome do Senhor Jesus e creem na doutrina da Trindade (três pessoas distintas) irão para o inferno.
Quanto a doutrina trinitária ela vai além das manipulações dos imperadores romanos, a tal ponto que Ambrósio de Milão defensor da doutrina trinitária obrigou o imperador Teodósio a pedir perdão pelos crimes que cometeu, e o próprio Constantino que assinou o Concílio de Niceia se batizou segundo o batismo ariano por Eusébio de Nicomédia, que perseguiu Atanásio de Alexandria defensor da Trindade (Justo Gonzalez, A Era dos Gigantes, volume 2,São Paulo: Vida Nova -1980- p.117).
E quanto a passagem da oração de Jesus pelos discípulos em João 17 em que Ele se dirige ao Pai não como pessoa distinta, e em Lucas 23: 46 que também se dirige ao Pai entregando seu espírito como não sendo representação das distinções trinitárias, então pode-se pensar que Deus tem disfunção de personalidade (algo semelhante a bipolaridade, claro que não é a essa conclusão que queremos chegar).
Quanto ao Espírito Santo, por quê Jesus o chama de outro Consolador como está em João 14:16-17, se Deus não divide a glória dele com ninguém? Como está em Isaías 42:8. E outra coisa por quê o apóstolo Paulo fala em: entristecer o Espírito (Efésios 4:30)? E Pedro quando falou em Ananias e Safira mentir ao Espírito Santo Atos 5:3, 9)? E ainda pode-se completar que o Espírito Santo tem inteligência (João 14:26; 15:26) , e também sonda, testifica, ordena, revela, luta, cria, faz intercessão, vivifica os mortos (Gênesis 1:2; 6:3; Lucas 12:12; 16:8; Atos 8:29; 13:2; Romanos 8:11; 1 Coríntios 2:10,11). Olhar para todas estas passagens sem ver nelas a distinção da personalidade do Espírito Santo é torna-las metáforas, o que a princípio os textos não indicam.
Concluindo, nossos pais da Teologia Pentecostal como Gunnar Vingren e Daniel Berg nunca questionaram a Trindade ( mesmo ela não estando escrita em nossas Bíblias) da mesma forma que Livre-Arbítrio também não está mas quem nega a responsabilidade da escolha humana? Mesmo os calvinistas não negam o livre-arbítrio de Adão e Eva (antes da queda), e nem o livre-arbítrio dos anjos durante a rebelião de Lúcifer.
Lembrando irmão, que não estou chamando-o de herege, mesmo porque como seminarista da Assembleia de Deus você sabe que a Igreja Assembleia de Deus no Brasil e seus pastores e homens de ministério que ocupam posições de liderança são trinitários, logo o irmão está sob a autoridade de trinitários, portanto és trinitário também.
Meu desejo não é ofende-lo, mas sim enriquecermos nossas reflexões acerca de Deus e sua obra em nós de evangelização e santificação.
Que o Senhor continue te enchendo de ricas bênçãos no amor de Cristo Jesus.
O Termo dividir sua glória, é na verdade uma metáfora, uma forma simbólica, pois Deus usa os anjos para cumprir suas ordens, Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. Isaías 48:11, E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; João 5:22, Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16, 36 «quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus, Estas e outra identificações revelam que o Poder e a Gloria é comum entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, é uma Unidade do Conselho Divino.
ResponderExcluirFique na Paz
Com certeza a linguagem profética comporta o uso da metáfora, já que no livro de Isaías encontramos vários exemplos de poesia como em Isaías 24:14-16; 25; 26; e ainda os cânticos do Servo: Isaías 42; 49; 50; 52:13-15; 53. A preocupação de Isaías foi de afirmar ao Senhor como único Deus verdadeiro frente aos ídolos das outras nações. Com certeza, o Conselho Divino sempre é único. O mistério trinitário sempre envolve as distinções das pessoas na economia da salvação, mas também a unidade de propósito das mesmas.
ResponderExcluirObrigado pela colaboração. A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo sejam multiplicadas.