Liderança


A liderança na vida do ministro
"Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos." Mt 20.25-28.
Liderar é levar outros em conjunto a tornar uma visão uma realidade. Na vida cristã liderar é servir ao próximo.
Sete características de um bom líder:
1. O bom líder cuida de si: O autocontrole é o que todo líder aspirante precisa alcançar. Ele deve administrar seu tempo, dinheiro, energias e até desejos. Veja Davi em 1 Sm 26.22-23.
2. O bom líder sabe como tomar boas decisões: Os líderes são tomadores de decisões. Os problemas acabam nele, significando que, em geral, é ele que precisa tomar a decisão que afeta o andamento da organização. Qualquer decisão deve ser dada com a orientação do Senhor. Veja Pv 16.33. ORE.
3. O bom líder é eficiente na comunicação: Capacidade de comunicação de idéias, conceitos e estratégias para a organização é essencial para a liderança. Significa estar sempre pronto a pregar. Veja 2 Tm 4.1-2.
4. O bom líder é o que administra seu estilo de liderança: Os líderes são singulares. Os bons líderes, portanto, conhecem os estilos de liderança e são capazes de ajustar seus estilos particulares à necessidade da organização. Veja Mt 10.16.
5. O bom líder entede-se com as pessoas: As pessoas são lideradas, não dirigidas. Se o líder não consegue conquistá-las para si, elas simplesmente se retiram. A pessoa pode ser erudita e entendida quanto às Escrituras. Pode ser articulada em seus discursos e bem provida das capacidades administrativas básicas, mas se não amar de verdade as pessoas e não consegue ter paz com elas, nunca conseguirá liderá-las. Veja Pv 18.19 e Rm 12.17-18.
6. O bom líder é aquele que inspira: Os bons líderes inspiram pessoas desanimadas e desmoralizadas; dão nova vida a uma organização agonizante. Veja Js 14.6-12.
7. O bom líder é alguém disposto a pagar o preço: Os líderes pagam um alto preço para estarem neste lugar. A liderança espiritual implica em disciplina, sacrifício pessoal, grande paciência e uma porção de dificuldades. O pastorado não é uma tarefa fácil; não é para os tímidos, para os fracos, nem para os querem fugir das dificuldades. O pastorado é uma "frigideira" extremamente quente, e se a pessoa não aguenta o calor ou não quer enfrentá-lo precisa desistir. Veja 2 Tm 2. 3-4.
A tarefa do líder é ter a visão do que deve ser, arregimentar pessoas para que adotem essa visão, delegar a tarefa a outros e depois manter todo o grupo motivado para completar ou cumprir a visão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração na vida dos reformadores 1

Os Puritanos nas colônias inglesas da América do Norte no século XVII

12 princípios do evangelismo segundo David Bosch parte 1